A gestão de redes sociais vai além de “posts bonitinhos” e promoções no Facebook. Mas como destacar sua empresa em um cenário cada vez mais competitivo?
Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin, Orkut, Google+… a lista de redes sociais é interminável! Muitos empresários me perguntam como uma empresa pode estar em todas elas e, o principal, como transformar essa presença online em lucros?
Primeiramente, você não precisa estar em todas elas. A escolha das redes sociais em que sua empresa vai atuar depende muito do seu público-alvo, do seu serviço ou produto, do que você pretende divulgar, enfim, da análise de uma série de fatores que irão influenciar na escolha. Na grande maioria dos casos as redes sociais mais importantes serão o Facebook e o Twitter. Mas um target com perfil mais corporativo pode exigir uma presença e atuação no Linkedin, por exemplo.
Em segundo lugar, é preciso encarar a presença em redes sociais como uma ação séria de marketing e de relacionamento com o cliente! Não adianta querer “estar lá só por estar”… apesar de, em sua maioria, serem um ambiente informal, as redes sociais são ambientes em que se deve ter um extremo cuidado. Elas podem ser o sucesso ou a derrocada final de sua marca, de seu serviço ou produto.
Não adianta pensar que um estagiário, seu sobrinho ou amigo podem fazer a gestão de suas redes sociais. Uma estratégia em redes sociais vai muito além de postar promoções e textos “bonitinhos”! Assim como um site, um perfil nas redes sociais é uma filial 24h de sua empresa, aberta à críticas e elogios e é necessário um profissional qualificado e com o devido conhecimento para gerí-la.
Um verdadeiro gestor de redes sociais vai mapear seu público-alvo, planejar ações e posts de acordo com a demanda do mesmo e, acima de tudo, fazer uma constante avaliação do impacto dessas ações, aprimorando e adequando continuamente a produção de conteúdo de seus canais sociais.
Um trabalho de gestão de redes sociais envolve, ainda, a análise de relatórios, o planejamento de metas, o atendimento de 1º nível ao seu público e a gestão de crises (quando um de seus clientes reclama ou critica seu produto ou serviço, a resposta deve ser rápida, evitando que o comentário negativo se espalhe rapidamente neste ambiente tão dinâmico).
Todo esse planejamento e dedicação tem um custo e, acredite, ele é muito menor do que ações tradicionais de marketing, com a vantagem de ter, muitas vezes, um impacto e fixação muito maiores e de resultar em um relacionamento de longo prazo com seu público-alvo.
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